O Programa Opus21


O programa Opus21 é centrado em um arquivo de dados contendo informações sobre as matérias-primas disponíveis para a fundição. As informações básicas para cada matéria prima são: composição química, rendimento, preço por quilo e quantidade em estoque. Estas informações podem ser visualizadas em forma de planilha ou de fichário como ilustrado na fig.1.

Figura 1: Exemplo de maneira de se visualizar o arquivo de dados de matérias-primas.

Neste exemplo foi escolhida a ficha do Fe-Mo-BC, do banco de dados das matérias primas para fusão de aços. Pode-se modificar, excluir ou acrescentar matérias-primas simplesmente apertando-se o botão correspondente. A unidade monetária (US$ ou R$) é configurável no menu de opções do programa. O campo % X é um valor "coringa", para o caso de se desejar o acompanhamento de algum elemento químico fora dos padrões normais. O programa, atualmente, considera a possibilidade de fusão de ligas de cobre, alumínio ou ferro, modificando os elementos químicos de acordo com a liga básica a ser fundida.

Em um segundo arquivo são armazenadas as composições químicas das ligas a serem fundidas. A figura 2 ilustra a tela que mostra este arquivo das ligas a serem fundidas. Utilizou-se neste exemplo a ficha da liga SAE 4340. Da mesma maneira que o explicado para o arquivo das matérias-primas uma liga pode ser modificada, excluida ou acrescentada ao arquivo das ligas simplesmente apertando-se o botão correspondente .

Figura 2: Exemplo para se visualizar o fichário das ligas a fundir..

Note a presença do botão "Marcar para fusão", que deve ser apertado quando se deseja realizar algum tipo de cálculo para se produzir a liga em questão. Após escolhida a liga e apertado este botão os cálculos irão estar disponíveis.