Os Cálculos


O programa Opus21 permite três tipos de cálculos:

Mistura simples é onde se pode calcular a composição química e preço resultante de uma carga pré-determinada praticada sem o uso da Programação Linear. Aqui, também, é o ponto onde os rendimentos (das matérias-primas) podem ser avaliados. Para avaliar estes rendimentos é feito o cálculo de uma carga padrão, em uso atualmente, e verificada a análise química que o programa lhe dá de retorno. Ajusta-se, então, os rendimentos de maneira que a análise química final corresponde com os valores obtidos no laboratório.

Fusão a custo mínimo, é o coração do Opus21, e é onde se calcula a melhor carga que se pode fazer para obtenção de uma dada liga a um custo mínimo. Nesta opção de cálculo informa-se a quantidade desejada da liga a ser produzida. A seguir o programa lhe pergunta se é desejo fixar alguma matéria prima. Aqui se tem a chance de obrigar o computador a usar alguma matéria prima de que se deseja ficar livre por algum motivo. Pode-se, também, utilizar estas fixações para obrigar o programa a usar desoxidantes que normalmente não aparecem na composição química final. Em terceiro lugar pode-se utilizar este recurso para limitar a colocação de alguma matéria prima que não existe em disponibilidade no estoque.

Acerto a custo mínimo, é onde se supõe que uma carga preliminar foi fundida, uma análise química desta carga foi retirada e então se fazem adições finais para acerto da composição. Aqui também é possível minimização de custos.

Após cada cálculo de minização de custos é possível uma Análise Pós-otimização para avaliação de preços ideais das matérias primas, que não entraram na carga final, ou seja, é possível se avaliar qual seria o preço que uma dada matéria-prima deveria ter para entrar na solução de custo mínimo. O sentido de "caro" e "barato" passa aqui a ter um significado matematicamente exato.



1