O Efeito dos Rendimentos


No caso de fusão a custo mínimo, o Opus21 permite dois tipos de rendimentos: i) rendimento da matéria-prima e ii) rendimento do elemento químico.

O primeiro tipo de rendimento está associado as perdas verificadas entre a balança e o que é realmente incorporado no banho. Aqui se considera o que se perde no transporte, agarramento na parede do refratário, reação com escória etc...O peso líquido final diminui em função destas perdas.

O segundo tipo de rendimento está associado a perdas por evaporação, acontecidas após liquefação completa, ou diferença entre laboratórios, e é função de cada elemento químico. Aqui é possível um ajuste entre os dois métodos de análise (intermediária e final), considerando-se que os dois métodos, ou dois laboratórios, podem apresentar ligeiras diferenças nos resultados. O programa só permite que estes rendimentos possam estar na faixa 95-105%, pois valores muito discrepantes entre as análises intermediária e final podem estar escondendo erros sistemáticos de análise química.

Na maioria dos casos basta a consideração apenas do primeiro tipo de rendimentos e os rendimentos dos elementos devem ser deixados em 100%.

No caso de acerto a custo mínimo a amostra do material a ser acertado (1a. análise) é retirada do BANHO pronto (onde as perdas já aconteceram) e seu rendimento é então de 100%.

Os rendimentos das matérias-primas influenciam fortemente no custo final da carga, como poderá ser visto no próximo exemplo. Aqui os rendimentos dos ferro-ligas principais foram modificados de 100% para 90%. Novo cálculo de fusão a custo mínimo foi realizado para se produzir a mesma liga do exemplo da figura 5 e o seguinte resultado foi obtido (figura 7). Note que o custo subiu mais de US$ 15,00/tonelada, quando se compara este resultado com o obtido anteriormente. O programa indica ainda que o peso bruto é maior do que o peso líquido desejado, uma vez que quando se assume rendimentos de 90% assume-se, também, que ocorrerão perdas entre a balança e o que é verdadeiramente incorporado no banho.

Figura 7: Resultado de custo mínimo, quando os rendimentos dos ferro-ligas estão em 90%.